Chuva de Geleias

Fonte: Terraria Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Versão para ComputadorVersão para ConsoleVersão para Celular Exclusivo de Computador/Console/Celular: Essas informações se aplicam somente às versões Computador, Console e Celular do Terraria.
BiomeBannerSlimeRain.png

"A geleia está caindo do céu!"

Geleia Rei aparecendo durante uma Chuva de Geleias. Note as geleias caindo no fundo.

A Chuva de Geleias ("Slime Rain" em inglês) é um pequeno evento que consiste do aparecimento frequente de Geleias verdes, azuis e roxas e raramente Rosados. Ela ocorre aleatoriamente, sinalizando o seu início com a mensagem "A geleia está caindo do céu!". A Chuva de Geleia continua até que 150 geleias tenham sido derrotadas, quando então a Geleia Rei aparecerá. Se a Geleia Rei tiver sido derrotada previamente, ela aparecerá depois de que apenas 75 geleias tenham sido derrotadas. O evento termina logo depois que ela for derrotada ou depois de ela desaparecer.

Uma Chuva de Geleias só pode acontecer se pelo menos um jogador no mundo tiver acima de 140 vida máxima e acima de 8 de defesa (exceto no Modo Perito, onde ela pode acontecer antes que os critérios tenham sido correspondidos - com uma chance significantemente menor). Dado esses critérios, uma Chuva de Geleias tem uma chance aproximada de 4.9% de ocorrer num mundo do pré-Hardmode por dia (aprox. 3.3% no Hardmode. Se a Geleia Rei não tiver sido derrotada ainda, a probabilidade de que uma Chuva de Geleias ocorra é dobrada.

Enquanto uma Chuva de Geleias estiver ativa, Geleias Verdes, Azuis e Roxas aparentarão cair no fundo. O evento pode durar de 9 a 15 horas do jogo. Se o jogador não conseguir derrotar 150 /75 até o final da Chuva de Geleias, a mensagem "A geleia parou de cair do céu." aparecerá e a Chuva de Geleias acabará naturalmente sem que a Geleia Rei apareça. O evento não acaba se o jogador sair do mundo.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Apenas Geleias Azuis (incluindo aquelas invocadas pela Estátua de Geleia) e qualquer uma de suas variantes que compartilham o valor do ID de NPC de 1 contam para o total do evento: Geleia verde, Rosado, Bebê de Geleia, Geleia preta, Geleia roxa, Geleia vermelha, Geleia amarela, e Geleia da selva.
  • Geleias mortas por lava ou armadilhas contarão para o total do evento.
  • Se a Geleia Rei for invocada usando a Coroa de Geleia durante o evento e for derrotada, o evento acabará.
  • No caso do jogador ser morto durante a Chuva de Geleias, pode acontecer da Geleia Rei não desaparecer, especialmente se ela estiver encurralada pelo terreno ou blocos. Quando o jogador renascer, a Geleia Rei normalmente teleportará para a localização do jogador imediatamente se isso acontecer.
  • No caso do jogador ser morto durante a Chuva de Geleias e a Geleia Rei desaparecer com sucesso depois de sair pulando, é possível continuar derrotando Geleias e fazer com que a Geleia Rei reapareça. Isso significa que o jogador deve derrotar outras 150 Geleias (ou 75 Geleias se a Geleia Rei tenha sido derrotada previamente) antes que a Chuva de Geleias acabe.
  • A Chuva de Geleias pode acontecer junto de uma Lua de Sangue, e ela também pode acontecer enquanto um chefe estiver vivo.
  • A Conquista Perigoso... e Pegajoso não será premiada se o evento terminar sem que a Geleia Rei tenha sido derrotada.
  • Se o jogador estiver em um bioma que apresenta variantes especiais de geleias, essas geleias não choverão do céu e as suas taxas de aparecimento normais não serão afetadas.
  • Geleias invocadas pela Chuva de Geleias não são afetadas pelo controle deslizante da taxa de aparecimento no Modo Jornada.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Achievement Sticky Situation.png
Perigoso... e Pegajoso • “Sobreviva à chuva de geleias, onde organismos gelatinosos cairão do céu aos montes.”
Sobreviva a uma Chuva de Geleias. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Gelatin World Tour.png
Turnê Mundial das Geleias • “Derroto cada um dos tipos de geleia que existe!”
Derrote pelo menos um de todo tipo de geleia. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Pretty in Pink.png
Tão Bonitinho de Rosa • “Mate o rosado.”
Derrote Rosado pela primeira vez. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Slippery Shinobi.png
Shinobi Safadinho • “Derrote a Geleia Rei, o senhor de tudo que é pegajoso.”
Derrote a Geleia Rei pela primeira vez. versões para Computador, Console e Celular
Achievement Slimer.png
Geleia • “Você matou todo tipo de geleia!”
Derrote pelo menos um de cada tipo de geleia. Versão para Console old-gen

Dicas[editar | editar código-fonte]

  • O evento pode ser evitado inteiramente ficando dentro de casa ou no subterrâneo, já que ela pode acabar sem qualquer interação do jogador depois que uma certa quantidade de tempo tenha passado.
  • A alta taxa de aparecimento de Geleias durante uma Chuva de Geleias, incluindo Rosados, facilita bastante farmar por Gel, Gel Cor-de-rosa, Cajado da Geleia e as Bandeiras das Geleias. A Geleia Rei também oferecerá espólios úteis para o início do jogo.
  • Um abrigo fechado com um buraco 1x1 na parede permitirá que você atire flechas e use Ioiôs de uma relativa segurança. Contudo, quando a Geleia Rei aparecer, é recomendado sair, já que ele pode teleportar no abrigo e prender o jogador.
  • A taxa de aparecimento pode ser aumentada com uma Vela d'água e uma Poção da Batalha. Similarmente, ela pode ser diminuída com Girassóis uma Poção Calmante, e com Velas da Paz.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O efeito de fundo da Chuva de Geleias pode ser visto antes que o evento seja anunciado se o jogador subir o suficiente.
  • Algumas geleias aparentam aparecer no ar acima do jogador, o que resulta nelas caindo no céu, dando ao termo "chuva" um significado literal.

Histórico[editar | editar código-fonte]